Pesquisar este blog

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Qual a importancia da atividade fisica na vida do ser humano? quais são os maleficios e os benficios?


A prática regular de exercícios físicos acompanha-se de benefícios que se manifestam sob todos os aspectos do organismo. Do ponto de vista músculo-esquelético, auxilia na melhora da força e do tônus muscular e da flexibilidade, fortalecimento dos ossos e das articulações. No caso de crianças, pode ajudar no desenvolvimento das habilidades psicomotoras.

Com relação à saúde física, observamos perda de peso e da porcentagem de gordura corporal, redução da pressão arterial em repouso, melhora do diabetes, diminuição do colesterol total e aumento do HDL-colesterol (o "colesterol bom"). Todos esses benefícios auxiliam na prevenção e no controle de doenças, sendo importantes para a redução da mortalidade associada a elas. Veja, a pessoa que deixa de ser sedentária e passa a ser um pouco mais ativa diminui o risco de morte por doenças do coração em 40%! Isso mostra que uma pequena mudança nos hábitos de vida é capaz de provocar uma grande melhora na saúde e na qualidade de vida.

Já no campo da saúde mental, a prática de exercícios ajuda na regulação das substâncias relacionadas ao sistema nervoso, melhora o fluxo de sangue para o cérebro, ajuda na capacidade de lidar com problemas e com o estresse. Além disso, auxilia também na manutenção da abstinência de drogas e na recuperação da auto-estima. Há redução da ansiedade e do estresse, ajudando no tratamento da depressão.

A atividade física pode também exercer efeitos no convívio social do indivíduo, tanto no ambiente de trabalho quanto no familiar.

Interessante notar que quanto maior o gasto de energia, em atividades físicas habituais, maiores serão os benefícios para a saúde. Porém, as maiores diferenças na incidência de doenças ocorrem entre os indivíduos sedentários e os pouco ativos. Entre os últimos e aqueles que se exercitam mais, a diferença não é tão grande. Assim, não é necessária a prática intensa de atividade física para que se garanta seus benefícios para a saúde. O mínimo de atividade física necessária para que se alcance esse objetivo é de mais ou menos 200Kcal/dia. Dessa forma, atividades que consomem mais energia podem ser realizadas por menos tempo e com menor freqüência, enquanto aquelas com menor gasto devem ser realizadas por mais tempo e/ou mais freqüentes.


Que eu saiba não há malefícios em praticar atividades físicas, desde que não seja em excesso e que seja obedecidas as suas limitações. Nesses casos os malefícios podem ser diversos como: lesões musculares, lesões articulares, fraturas ósseas, lesões cardíacas, queda da imunidade, irritabilidade, insônia, queda do desempenho e etc.

Hábitos corretos para ter uma boa saúde


Uma alimentação nutricionalmente adequada é importante, com energia e nutrientes suficientes para sustentar o crescimento acelerado, as modificações na composição corporal que ocorrem neste período e a atividade física. Existem diferenças marcantes entre os sexos, que afetam as necessidades de nutrientes e energia: as meninas iniciam o processo de maturação aproximadamente dois anos mais cedo que os meninos. Os meninos experimentam maior crescimento corporal que as meninas e possuem maior proporção de massa magra em relação ao tecido adiposo, o que leva a uma maior necessidade energética que as mulheres.
É recomendável a moderação no consumo de gorduras, principalmente as saturadas, contidas nos alimentos de origem animal. Entretanto, a dieta deverá suprir as quantidades necessárias para o crescimento. Dietas pobres em gordura geralmente não fornecem a energia e os nutrientes essenciais, com prejuízos à puberdade. A recomendação de uma alimentação com alto conteúdo de fibras e baixo em gorduras não prejudica o conteúdo energético ou de nutrientes. Sempre que necessário, os profissionais de saúde devem aconselhar os adolescentes a diminuir a quantidade de gorduras e aumentar as fibras da dieta, em conjunto com a promoção de exercícios e de hábitos de vida saudáveis, para o bem-estar desta população.
O aumento da massa óssea na adolescência eleva as necessidades diárias de cálcio. Aproximadamente metade da estrutura óssea adulta é depositada durante a adolescência. O cálcio é importante para que os jovens completem seu pico de crescimento linear, mesmo que a deposição deste mineral continue por mais uma década.
A alimentação deve ser saborosa e atrativa, pois comer é um dos grandes prazeres da vida. Para auxiliar na seleção de alimentos e num estilo de vida saudável, alguns pontos devem ser lembrados:
· Fazer exercícios físicos regularmente. Procurar mexer-se mais: dançar, ajudar na limpeza da casa, brincar com os amigos e passear no quarteirão de casa;
· Procurar realizar as refeições em horários regulares;
· Evitar realizar as refeições frente à televisão;
· Mastigar bem os alimentos;
· Beber bastante líquido (de preferência, água);
· Evitar beber refrigerantes;
· Evitar ingerir muitos doces (açúcares), frituras e salgadinhos;
· Procurar comer frutas e verduras diariamente;
· Preferir preparações assadas ou cozidas às frituras; por exemplo, na escola, em vez de coxinha ou rissoles, escolher um "lanche" assado como esfiha;
· Ao preparar sanduíches, procurar incluir verduras, para que se tornem nutricionalmente mais completos.

Texto de divulgação científica - Obesidade

A obesidade em adolescentes é muito comum, pois nessa idade tem mais vontade de comer açúcar e gordura. Essa doença pode provocar até mesmo a depressão. As pessoas ficam deprimidas e isoladas.
A doença é muito perigosa, podendo causar até morte. Suas consequência para nossa saúde são várias outras doenças como diabetes tipo 2, doeça cardíaca, pressão alta, derrame, câncer de Cólon, Reto ou Próstata, etc.
A obesidade consiste, essencialmente, em um desequilíbrio alimentar entre os alimentos que são digeridos e a energia que é gasta. Esse desequilíbrio pode ter várias origens: genéticas, metabólica, ambiental e comportamental.
Uma alimentação desequilibrada é um dos proncipais fatores que causam a obesidade. Uma alimentação rica em gordura ou em alimentos de alta caloria é a relação de uma péssima alimentação com a obesidade, pois ela consequêntimente causará a doença.
 Essas são crianças obessas que não praticam esportes e não tem uma alimentação saudável.