Pesquisar este blog

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Hábitos corretos para ter uma boa saúde


Uma alimentação nutricionalmente adequada é importante, com energia e nutrientes suficientes para sustentar o crescimento acelerado, as modificações na composição corporal que ocorrem neste período e a atividade física. Existem diferenças marcantes entre os sexos, que afetam as necessidades de nutrientes e energia: as meninas iniciam o processo de maturação aproximadamente dois anos mais cedo que os meninos. Os meninos experimentam maior crescimento corporal que as meninas e possuem maior proporção de massa magra em relação ao tecido adiposo, o que leva a uma maior necessidade energética que as mulheres.
É recomendável a moderação no consumo de gorduras, principalmente as saturadas, contidas nos alimentos de origem animal. Entretanto, a dieta deverá suprir as quantidades necessárias para o crescimento. Dietas pobres em gordura geralmente não fornecem a energia e os nutrientes essenciais, com prejuízos à puberdade. A recomendação de uma alimentação com alto conteúdo de fibras e baixo em gorduras não prejudica o conteúdo energético ou de nutrientes. Sempre que necessário, os profissionais de saúde devem aconselhar os adolescentes a diminuir a quantidade de gorduras e aumentar as fibras da dieta, em conjunto com a promoção de exercícios e de hábitos de vida saudáveis, para o bem-estar desta população.
O aumento da massa óssea na adolescência eleva as necessidades diárias de cálcio. Aproximadamente metade da estrutura óssea adulta é depositada durante a adolescência. O cálcio é importante para que os jovens completem seu pico de crescimento linear, mesmo que a deposição deste mineral continue por mais uma década.
A alimentação deve ser saborosa e atrativa, pois comer é um dos grandes prazeres da vida. Para auxiliar na seleção de alimentos e num estilo de vida saudável, alguns pontos devem ser lembrados:
· Fazer exercícios físicos regularmente. Procurar mexer-se mais: dançar, ajudar na limpeza da casa, brincar com os amigos e passear no quarteirão de casa;
· Procurar realizar as refeições em horários regulares;
· Evitar realizar as refeições frente à televisão;
· Mastigar bem os alimentos;
· Beber bastante líquido (de preferência, água);
· Evitar beber refrigerantes;
· Evitar ingerir muitos doces (açúcares), frituras e salgadinhos;
· Procurar comer frutas e verduras diariamente;
· Preferir preparações assadas ou cozidas às frituras; por exemplo, na escola, em vez de coxinha ou rissoles, escolher um "lanche" assado como esfiha;
· Ao preparar sanduíches, procurar incluir verduras, para que se tornem nutricionalmente mais completos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário